segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grande Fandango de Aniversário no CTG Saudades da Querência - SP


Bueno! O CTG Saudades da Querência, fundado no 18 de maio de 1986, convida para o grande fandango especial em comemoração ao seu aniversário, que será realizado no dia 15 de maio, com a animação do grupo musical Os Pampeiros. Também haverá apresentações artísticas do grupo de danças Invernada Quero-Quero.


Horário: a partir das 21 horas.
Animação: Grupo Os Pampeiros.
Cardápio: Churrasco, arroz de carreteiro e saladas.
Traje: Pilcha Gaúcha ou Esporte.
Valores: R$ 15,00 (sócios em dia) e R$ 20,00 (não sócios). Bebidas à parte.

O galpão do CTG fica na fica na Estrada Bezerra de Menezes, número 150. O acesso é pela Rodovia dos Tamoios, quilômetro 5, no trevo para o bairro Torrão de Ouro II.

Visite o galpão virtual do CTG na internet: http://www.ctgsaudadesdaquerencia.com.br/.

Festa do Trabalhador com sotaque gaúcho em São José dos Campos - SP

Dia 1º de maio, grande festa do trabalhador em São José dos Campos, mais precisamente no Novo Horizonte. E atração gaúcho será a apresentação do Conjunto Musical Os Pampeiros.

Informações com os diretores do conjunto: Alzeneide e/ou Edu Vicente pelos fones 0xx12.9116.2100; 0xx12.9739.2557 ou pelo chasque eletrônico (email) alzeneidebenck@hotmail.com.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aniversário da ALZENEIDE



Bueno! O Conjunto Musical Os PAMPEIROS tem uma integrante mulher, de fibra e talento, que esbanja a sua capacidade de tocar, cantar e administrar o conjunto. Referimo-nos à ALZENEIDE BENCK, que ontem dia 18 de abril, esteve de aniversário.

Através deste chasque, a Família PAMPEIROS (esposo e gaiteiro Edu e demais integrantes de palco e retaguarda), te parabenizam e te desejam tudo de bom. O mesmo te desejam TODOS OS FÃS E AMIGOS espalhados por todo o Estado de São Paulo, por toda a Região Sudeste e por todo o Brasil! ! !

PARABÉNS! SAÚDE! FELICIDADES

terça-feira, 6 de abril de 2010

Grande Baile Gaúcho na Fazenda Aurora - Caçapava - SP

Bueno! Para os gaúchos desgarrados em São Paulo e aos demais que gostam de um baile bem gaúcho, não percam no dia 24 de abril, grande baile com Os Pampeiros, na Fazenda Aurora, na Vila Menino Jesus, na cidade de Caçapava - SP.

Informações com os diretores do conjunto:  Alzeneide e/ou Edu Vicente pelos fones 0xx12.9116.2100; 0xx12.9739.2557 ou pelo chasque eletrônico (email) alzeneidebenck@hotmail.com.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Primeira Prenda da CBTG é da Amazônia

Aconteceu no último final de semana o CONCURSO BRASILEIRO DE PRENDAS E PEÕES, o evento aconteceu na sede do CTG da Primeira Prenda Adulta da CBTG gestão 2008/10 Danúbia Kulba, em São José, Santa Catarina.

O concurso movimentou jovens do “Oiapoque ao Chuí”!!! Entre avaliadores e participantes, se fizeram presentes tradicionalistas do Rio Grande do Sul à Roraima.

Contou com avaliadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo eles: Valdir Secchi, José Tessmann, Mickel Donielce, Allan Sievert, Maria Helena Benfatto, Neusa Secchi, Odila Savaris, Loiva Calderan, Cristiane Fortkamp e Paula Simon Ribeiro.

O concurso foi coordenado pelo Sr. Ivo Benfatto Diretor Cultural da CBTG, Sra. Danúbia Kulba e Cristiane Fortkamp e contou com o apoio do MTG de Santa Catarina e teve como Padrinhos Celívio Holz e Adyva Setein Holz.

O presidente da CBTG Sr. Dorvílio Calderan e o 1º Vice Presidente Manoelito Savaris se fizeram presentes desde o início dos trabalhos preocupados com o bom andamento do mesmo, acompanharam cada minuto, para que fosse realizado com muita responsabilidade e transparência.

Ao final do dia de sábado foi realizada a reunião com todos os participantes, já discutindo os projetos à serem realizados pelos departamentos em parceria com o novo prendado gestão 2010/12. O primeiro deles, apresentado pelo Departamento de Divulgação e que também foi um projeto apresentado pela 1ª Prenda Mirim do MTG Paraná, foi a criação desse Blog que está sendo lançado hoje! Para que possam ficar ainda mais próximos um dos outros.

O segundo projeto que também será em parceria com o prendado, Departamento de Divulgação e Departamento Cultural e aprovado pelos Presidentes foi o “Jovem Tradicionalista em Ação”, projeto este que vai dar ênfase aos jovens e seus projetos (que será dado mais detalhes através do site da CBTG).

O concurso realmente foi mais um marco dessa gestão, pois sabendo da distância entre as Federações e das reais dificuldades financeiras dos MTGs o evento contou com MTG – SC, MTG PR, MTG – SP, FTG PC e MTG – AO. Sendo que a 1ª Primeira Prenda da CBTG 2010/12, Sra Sugley é da cidade de Manaus - Amazonas e o 1º Peão escolhido, Marcelo, veio da cidade de Boa Vista – Roraima, é a prova que nossa tradição não tem fronteiras! Porém, ainda assim, a atual diretoria tem entre seus objetivos nessa gestão, atrair mais jovens para os concurso e eventos em geral, por isso a próxima Convenção da CBTG que será realizada em Agosto de 2010 na cidade de Campo Grande - MS, terá como temática “O Jovem”, afim de encontrar meios para conquistar a presença deste nos eventos tradicionalistas. Dirigentes e tradicionalistas do Brasil inteiro irão se reunir para discutir estratégias e você também é nosso convidado! Pois acima de tudo “É preciso estimular a Juventude Tradicionalista Gaúcha Brasileira, colocando-a em movimento na busca pelo conhecimento”.

O Concurso foi mais uma vez um sucesso e Parabéns as Prendas e Peões da CBTG gestão 2010/12, que unidos prometem fazer acontecer!


















Fonte! Chasque e retratos publicados no dia 02 de abril de 2010, no galpão virtual (Blog) das Prendas e Peões da CBTG - http://prendasepeoescbtg.blogspot.com/.

Tradição mantida no Festival da Barranca

São Borja! "Ausência" foi o tema do 39° Festival da Barranca em São Borja, organizado pelo Grupo Amador de Artes Os Angueras e sempre realizado na Semana Santa. Das 40 composições criadas, 20 subiram ao palco. São trabalhos produzidos em 24 horas, a partir da apresentação do tema central, na noite de sexta-feira.

A composição vencedora foi "Nas Gavetas da Memória", com letra de Rafael Ovídio, música de Miguel Teixeira e Piriska Grecco, que também atuou como intérprete. O segundo lugar ficou com "Quando as Vozes se Calam" e o terceiro, com "Zé". Os vencedores receberam de premiação apenas um troféu, pois é consenso entre os concorrentes que vale mais a confraternização e a parceria.

O Festival da Barranca é realizado todos os anos a partir da Quarta-Feira Santa, a 17 km do centro de São Borja, em pesqueiro às margens do rio Uruguai. O presidente de Os Angueras, Rui Faccin, diz que o grupo faz questão de manter as características de origem para o evento - com participação restrita a cerca de 400 convidados e apenas homens. Além de reunir algumas das maiores expressões do nativismo sul-americano, o festival também reúne personalidades políticas do cenário estadual e nacional. Apparício Silva Rillo e José Lewis Bicca, já falecidos, estão entre os idealizadores do festival no início da década de 1970. Ambos foram homenageados nesse fim de semana.

Fonte! Chasque publicado no dia 05 de abril de 2010, no Correio do Povo de Porto Alegre - RS, no Caderno Cidades - http://www.correiodopovo.com.br/.
 
Retrato - Das 40 músicas criadas em um período de 24 horas, 20 foram apresentadas no palco. Crédito: juliano jaques / especial / cp

Raul Canal divulga o RS em Brasília

O gaúcho Raul Canal, 45 anos, radicado em Brasília desde 1986, é um disseminador da cultura do Rio Grande do Sul para o país. Natural de Carlos Barbosa, Raul mudou-se para o Centro-Oeste do Brasil após formação no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército. Foi depois de se formar como advogado que o gaúcho descobriu o talento para a comunicação e, em 2002, inaugurou o programa independente de televisão chamado "Pampa e Cerrado".

"Sempre gostei das atividades ligadas à cultura. Nesse programa fazemos uma simbiose entre a cultura gaúcha e a da Região do Cerrado, onde vivo há 24 anos. A gente apresenta artistas, promove festivais de música e congrega as comunidades", conta Raul, um dos fundadores do CTG Jayme Caetano Braun na Capital Federal.

O "Pampa e Cerrado" é exibido aos domingos na TV Bandeirantes de Brasília, pelo canal 13, às 8h. Na Rede TV brasiliense, o programa vai ao ar aos domingos, no canal 6, às 11h. O trabalho pode ser conhecido pelo site http://www.pampaecerrado.com.br/.

Outra iniciativa do comunicador gaúcho é o "orkutchê", o site de relacionamento para a gauchada que vive longe do RS. O site está em etapa experimental e em breve poderá ser acessado em http://www.orkutche.com/.  Contatos com Raul Canal podem ser feitos pelo e-mail raulcanal@raulcanal.com.br.
 
Fonte! Chasque publicado no Correio do Povo de Porto Alegre - RS, no dia 03 de abril de 2010 (http://www.correiodopovo.com.br/. Retrato: crédito - Divulgação / CP