segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tradição mantida no Festival da Barranca

São Borja! "Ausência" foi o tema do 39° Festival da Barranca em São Borja, organizado pelo Grupo Amador de Artes Os Angueras e sempre realizado na Semana Santa. Das 40 composições criadas, 20 subiram ao palco. São trabalhos produzidos em 24 horas, a partir da apresentação do tema central, na noite de sexta-feira.

A composição vencedora foi "Nas Gavetas da Memória", com letra de Rafael Ovídio, música de Miguel Teixeira e Piriska Grecco, que também atuou como intérprete. O segundo lugar ficou com "Quando as Vozes se Calam" e o terceiro, com "Zé". Os vencedores receberam de premiação apenas um troféu, pois é consenso entre os concorrentes que vale mais a confraternização e a parceria.

O Festival da Barranca é realizado todos os anos a partir da Quarta-Feira Santa, a 17 km do centro de São Borja, em pesqueiro às margens do rio Uruguai. O presidente de Os Angueras, Rui Faccin, diz que o grupo faz questão de manter as características de origem para o evento - com participação restrita a cerca de 400 convidados e apenas homens. Além de reunir algumas das maiores expressões do nativismo sul-americano, o festival também reúne personalidades políticas do cenário estadual e nacional. Apparício Silva Rillo e José Lewis Bicca, já falecidos, estão entre os idealizadores do festival no início da década de 1970. Ambos foram homenageados nesse fim de semana.

Fonte! Chasque publicado no dia 05 de abril de 2010, no Correio do Povo de Porto Alegre - RS, no Caderno Cidades - http://www.correiodopovo.com.br/.
 
Retrato - Das 40 músicas criadas em um período de 24 horas, 20 foram apresentadas no palco. Crédito: juliano jaques / especial / cp

2 comentários:

  1. Temos uma coluna no jornal Sudoeste do Estado, em Fartura-SP, título: Zé-da-Barranca e, temos o blog: zedabarranca.blogspot.com , um abraço para peonada arrojada do Festival da Barranca, na querida São Borja-RS.

    ResponderExcluir
  2. Zé! Receba um abraço macanudo do tamanho do Rio Grande e de São Paulo, do conjunto gaúcho Os Pampeiros.

    ResponderExcluir