terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TODA MÍDIA: OS PAMPEIROS

Para você que acompanha o Toda Mídia, esta semana tivemos a satisfação de entrevistar uma das bandas musicais mais famosas e gaudérias de São José dos Campos.

Estamos falando do grupo OS PAMPEIROS que se apresentaram na última sexta-feira no 2º Vale Tchê em SJ dos Campos. Com mais de 20 anos na estrada, a vocalista Alzeneide Benck em nome do grupo, bateu um papo descontraído e bem gauchesco sobre o sucesso musical que a banda leva fora do território Sulista.

Aquela perguntinha básica: como e quando começou o grupo OS PAMPEIROS?
- Em 1986, o Edu (vocalista e gaiteiro) veio para São José com o grupo “Os Caçulas”, mas o grupo se dispersou depois de um tempo, mesmo assim o Edu acabou ficando por aqui, onde nos conhecemos e resolvemos trabalhar junto. Primeiro montamos um grupo de dança com o nome “Alma do Rio Grande”, depois criamos o grupo “Os Pampeanos”, assim “Os Pampeiros” foi o nome que vingou.

Cantar e compor músicas gaúchas tem um "sabor" diferente?

- Sim, a musica esta no sangue. Quando estamos tocando não sentimos dor, nem magoa, e muito menos raiva, e sim a felicidade por estar fazendo o que mais gostamos que é tocar, cantar e encantar nosso publico.

E a saudade do Rio Grande, como vocês reconciliam essa distancia na vida de vocês?

- Bom. Papai era militar e sempre vivíamos um ano ou dois em cada cidade, a ultima cidade foi São José, e ficamos radicados por aqui. O Edu veio depois, e acabamos nos conhecendo e estamos juntos até hoje. A saudade do sul a gente tira na musica, na melodia gauchesca e na minha casa, onde montei uma cozinha bem sulista.

Como é a aceitação do público no Vale do Paraíba e qual é a diferença de fazer um show no sul do país e um fora das querências sulistas?

- Os Pampeiros com a graça de Deus, é querido em todos os lugares por onde passa, aliás, aqui quando tem fandango e nossos fãs e amigos ficam sabendo que iremos tocar, é certeza de casa cheia, no Sul de Minas Os Pampeiros são famosos e queridos naquela região. No Sul não tocamos ainda pelo motivo de ter muita banda gaúcha, e para sair daqui e ir até lá só se for um cachê muito bom, porém um dia iremos se Deus quiser realizar o sonho de um grande amigo e da família dele (Valdemar Engroff) em Alvorada-RS.

Quais são as dificuldades que vocês mais enfrentam e enfrentaram desde o início do grupo?

- Dificuldade não falta, Os Pampeiros segurou sozinho por anos e anos a tradição gaúcha nesta região. Por falta de patrocínio, falta de verba, para termos seguidores montei em minha casa aula de dança gaúcha, fui ensinando o povo a dançar e vestir nossas pilchas (roupas gaúchas) e a coisa foi crescendo. Eu e meu amigo Jandir Paulo - professor de dança, fizemos com muito orgulho bons dançadores em São José. Assim Os Pampeiros iam tocar e levava muita gente, muita gente mesmo, todos a caráter, inclusive os alunos nossos que nos seguem até hoje. Outra dificuldade é a mídia que não nos ajuda de jeito nenhum.

Qual música vocês mais gostaram de compor e por quê?

- São muitas, mas que eu gosto mesmo é a “A Noite é Pequena”, “Criado na Fazenda” e “Teu Sorriso” letra do grande amigo Pascoarelli já falecido.

Além de pretender fazer show em terra sulista, quais são os projetos da banda para o futuro?

- Projetos são muitos. Estamos preparando musicas para o terceiro CD, queremos fazer um DVD também, mas enquanto isso vamos fazendo nossos trabalhos pela Região e Sul de Minas.

Pretendem um dia voltar para a terra natal definitivamente?

- Não pensamos nisso, o destino só a Deus pertence, mas se morrer aqui quero ser enterrada com a cabeça para o lado do meu Rio Grande.

A banda se inspira em algum cantor ou personalidade gaúcha?

- Não. Temos o nosso próprio estilo, mesmo cantando músicas de outros grupos procuramos dar a nossa imagem, não gostamos de imitar ninguém, somos nós mesmos, nosso trabalho é simples mas bem feitinho. Gosto muito de João Luiz Correia, Os Monarcas e Os Serranos (músicos e bandas do Sul).

Como o grupo encara o polêmico "Tchê Music"? Realmente pode ou já esta deturpando a música tradicional gaúcha na visão de vocês?

- Eu não dou muita bola para esses “bobos”, que ficam ai imitando a tradição, brinco na orelha e lenço na cabeça, as bombachas deles são ridículas e horríveis. Os Pampeiros têm uma bela vestimenta, se apresentam a caráter, procuramos o melhor da musica gaúcha.

Integrantes:
Edu
- vocalista e gaiteiro (Ijuí – RS);
Alzeneide - violão e beck vocal (Bagé – RS);
Nil - guitarra solo e vocal (Mato Grosso);
Carlos - contra baixo e beck vocal (São Paulo);
Damião - baterista (São Chico – RS).
Fundação: 19 de novembro de 1986
CDs lançados:
Fandango da Saudade” (2002)
“Nosso Estilo” (2005).
Contatos p/ show
: (12) 39317942 / 91162100 / 91220426 / 39418727 ou por e-mail: mailto:agbenck@itelefonica.com.br

Fonte! Galpão virtual Vejo São José, da cidade de São José dos Campos – SP – www.vejosaojose.com.br , por Fredy Andrade - frevieira@hotmail.com . Chasque reproduzido na sua íntegra na REDE DE INFORMAÇÕES da 1ª Região Tradicionalista do RS nº 99, de 10 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário