terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Chasque de apresentação do Conjunto Musical OS PAMPEIROS

Bueno! O Conjunto Musical Os Pampeiros nasceu na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, no ano de 1986, sendo um grupo com tradição gaúcha, de pessoas humildes, porém, com muita garra e vontade de vencer. Atualmente o grupo está radicado em São Paulo, mais precisamente na cidade de São José dos Campos e está trabalhando com a música sulista, em especial a música fandangueira do Rio Grande do Sul (milonga, valsa, vanera, vanerão, chote, rancheira, bugio, chamamé), além de outros segmentos musicais muito em voga no interior paulista, como o forró. O grupo trabalha com estrutura própria de sonorização, iluminação e transporte. Seis são os integrantes, a saber: Edu Vicente; Alzeneide; Beto; Admilson; Damião e Waldir e mais uma equipe de apoio técnico.

Em 2002, o grupo gravou o seu primeiro CD “Fandango da Saudade”, de forma independente, “que vendeu mais que pastel em cancha de carreira...”. Depois da gravação deste CD, o grupo montou um estúdio próprio de gravação, onde produziu e gravou o seu segundo CD, “O Nosso Estilo”, que, como o primeiro, foi sucesso absoluto de vendas, especialmente no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Assim como no primeiro CD, onde todas as composições eram compostas por integrantes do Grupo, com destaque para o gaiteiro Edu Vicente, no segundo CD temos a gravação de duas marcas de compositores famosos do Rio Grande do Sul. Trata-se da música “Não Chora China Veia”, de Elton Saldanha e Luiz Cláudio e “Pealo de Cucharra”, de José Machado Leal e Jesus Almeida. Também cabe destacar a efetiva participação com duas canções (letra e música) e apoio amplo, geral e irrestrito, de Francisco Carlos Fighera (Chico Figuera), com “A Vida é um Tranco de Baile” e “Tranqüilo como Água de Poço”. As demais composições, também são de integrantes do próprio grupo, onde novamente se destaca o gaiteiro Edu Vicente.

Os dois CDs do grupo nos mostram que o estilo musical dos Pampeiros é como se o grupo estivesse atuando no Rio Grande do Sul, pois tocam no “autêntico compasso gaúcho”. No entanto, o grupo atua no interior paulista onde é sucesso por onde passa, e em Minas Gerais, onde tem tocado muito em rodeios, em exposições e em grandes feiras, sendo aplaudido por onde tem passado.

E quando Os Pampeiros são contratados para tocar em outros tipos de sociedade, que não é a sociedade tradicionalista, todos os seus integrantes sobem no palco e tocam devidamente pilchados, onde o repertório e o compasso são totalmente e autenticamente gaúchos, como se o grupo estivesse tocando num galpão de CTG.

Rádio Rural lança o CD no RS

No dia 9 de julho de 2005, o programa “Cantiga de Herança e Terra”, apresentado na Rádio Rural AM 1120, em Porto Alegre – RS, por José Machado Leal, das 14 às 16h, oficialmente lançou o CD “Nosso Estilo”, no meio radiofônico do Rio Grande do Sul, onde foram tocadas três músicas, incrementado com uma entrevista, direto via telefone, de São José dos Campos – SP, da diretora Alzeneide Benck. A repercussão foi tamanha que, após a entrevista, o telefone da residência dos Pampeiros congestionou, com ligações de todo Brasil, principalmente do interior paulista, de Minas Gerais, de Porto Alegre e do interior gaúcho.

Grupo adota contrato padrão da CBTG

O Grupo Musical Os Pampeiros, preocupado em manter viva a chama da tradição gaúcha, mesmo longe do pago sulriograndense há mais de 20 anos, provavelmente de forma inédita em todo o Brasil, seja o primeiro grupo de fandangos e bailes gaúchos, que tenha adotado o CONTRATO PADRÃO DA CBTG para animar o fandango ou baile gaúcho em qualquer galpão de CTG.
Cabe ressaltar que nem no Rio Grande do Sul se tem notícia de algum grupo musical que anime fandangos e bailes gaúchos, tenha adotado por livre e espontânea vontade, algum contrato parecido. Sabe-se que no Rio Grande do Sul, na 1ª Região Tradicionalista, os CTGs, junto com a Coordenadoria Regional e o Conselho de Vaqueanos têm o contrato padrão da 1ª RT para a contratação de grupos para animar bailes gaúchos e fandangos.
Fonte! Chasque de Valdemar Engroff, publicado no jornal eletrônico Rede de Informações da 1ª RT do RS, em 2005, quando era diretor de divulgação da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul.

3 comentários:

  1. Parabens Pampeiros vcs meresem todo este sucesso
    que Deus esteje sempre acompanhando vcs todos,
    Um abraço cunhado e cunhada

    ResponderExcluir
  2. Opa! Em Ijuí?!
    Seguinte: vocês gostariam de expor um pouco do trabalho de vocês para um jornal de Ijuí? É interessante que outras pessoas saibam como é trabalhar longe de seu Estado e, mesmo assim, tentar manter viva a sua cultura. E melhor: divulgando-a a outras cidades.
    Eu, Drica, trabalho no jornal O Repórter. Se tiverem interesse, por favor, entrem em contato pelo e-mail: andrise_morais@hotmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. vido de uma familia mineira do norte originária do vale jequintinhonha,acostumado com roça cavalos,gado,e caça,encontrei no recanto dos pampeiros que sempre vale recordar nossa terra querida por eles os gauchos chamada de querência amada,o nosso torrão de origem nunca sae do nosso coraçao.Valeu pampeiros escuto as musicas gauchas e me deleito nas lembranças do espigão de onde nasci!!!

    ResponderExcluir