quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aconteceu nesta data em 2006!

A TRADIÇÃO LEVADA A SÉRIO EM SÃO PAULO

Bueno! O mês era fevereiro. A semana era antecedida do carnaval Pois foi no dia 11 de fevereiro que este gaúcho teve a honra e o prazer de participar, juntamente com sua família, de um evento tradicionalista no galpão do CTG Saudades da Querência, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Era um almoço seguido de uma domingueira, que foi animada pelo famoso grupo Os Pampeiros (que iniciaram as suas atividades na música gaúcha na cidade de Ijuí – RS, mas estão em São José dos Campos há mais de 20 anos, tocando fandangos gaúchos por todo o sudeste brasileiro).

O almoço foi um típico churrasco gaúcho, com acompanhamento de comida campeira e saladas diversas. Antes do início da domingueira, as invernadas do CTG fizeram a sua apresentação. Parecia que a gente estava num evento tradicionalista num galpão de CTG no Rio Grande do Sul. Mas o que mais chamou a nossa atenção, por ser uma época de férias, por ser verão e por ser véspera de carnaval, foi a quantidade de pessoas presentes que estavam devidamente pilchadas, pois não se enchia contando os dedos de duas mãos, de participantes não pilchados. Notou-se o orgulho que estes desgarrados sentiam por estar devidamente pilchados, entre os quais, praticamente todos os jovens, que, na maioria eram integrantes das invernadas do próprio CTG. E, muitos gaúchos presentes, paulistas de nascimento, de outros estados e até do Uruguai, orgulhosamente se diziam gaúchos de coração.

Depois disso, uns dois meses depois, deu aquele estouro em Santa Catarina, onde o MTG barriga verde, com a Moção 5, aprovou a contratação de artistas sertanejos pelos CTGs em seus eventos tradicionalistas, o que era um absurdo, que, graças a Deus foi derrubado pela CBTG e por todos os defensores do tradicionalismo gaúcho de todo o país. Percebemos que muitas vezes no Sul estão faltando com o respeito com a sua própria cultura, o que custou, no Rio Grande do Sul, a desfiliação recentemente de uma entidade tradicionalista em Canoas e a suspensão de outra em Vacaria.

Que o exemplo de São Paulo sirva para nós gaúchos e sulriograndenses, pois muitas vezes temos dificuldades nos nossos eventos tradicionalistas, com pessoas com quase nenhuma consciência tradicionalista, sem a tradicional pilcha e muitas vezes, com roupas mínimas (minissaias, decotes, fusô, bermudas, etc.), tentando participar dos nossos eventos. Isso sem falar na musicalidade, pois muitos dos grupos gaúchos do Rio Grande do Sul perderam a identidade e enveredaram para o lado dito moderno, de vanguarda, abandonando o tradicional, tocando no estilo tchemusic. E neste caso, Os Pampeiros, mesmo longe do Rio Grande do Sul há mais de vinte anos, dão o exemplo como animar um fandango, sendo talvez o único grupo de fandangos e bailes gaúchos do país a apresentar aos patrões dos CTGs, o contrato padrão da CBTG para animação de fandangos e bailes gaúchos. E o estilo musical do grupo é o autêntico compasso gaúcho. Mesmo estando longe de suas raízes, respeitam a tradição da sua terra, o Rio Grande do Sul.

Chasque de autoria de Valdemar Engroff  - Publicado na Rede de Informações da 1ªRT/Rs nº118, de 24 de agosto de 2007. 

No primeiro retrato: o mineiro Freddy Andrade, seus pais; os passofundenses Ademir e Zilá e os visitantes de Alvorada - RS Valdemar e Marilene, com Ana Paula (prendinha de faixa)



No segundo retrato, o encontro de fãs dos Pampeiros no CTG Saudades da Querência: Valdemar Engroff, de Alvorada - RS e Alberto Teixeira, de Jacaraí - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário