Memorial será o palco das homenagens a Honeyde Bertussi
Além da estátua em bronze que eterniza os cantores, o local permite aos visitantes apreciar a trajetória dos artistas, por meio de fotos, vídeos, discos, DVDs, cartazes, partituras, recortes de jornal, correspondências, contratos, medalhas e troféus. Cada plataforma serve ainda de mirante, que possibilita contemplar as belezas naturais do interior de Caxias do Sul. Quando ocorreu a inauguração, em 27 de abril de 2009, Adelar Bertussi relembrou os melhores momentos da dupla. Juntamente com autoridades, familiares e cavalarianos, cantou versos de "Oh de Casa".
A programação do Gaitaço inicia-se no próximo dia 19 com a recepção às caravanas e as acomodações para acampamento na Fazenda dos Bertussi. A partir das 22h, acontece fandango no Salão São Jorge, que terá participação dos artistas da família e de convidados especiais. No domingo, às 9h, ocorre a recepção das cavalgadas no Memorial. Às 10h, haverá missa crioula pelos 88 anos de Honeyde Bertussi. Às 15h, inicia-se o Gaitaço, animado pelos músicos da família e demais colegas e amigos presentes.
Para a construção do Memorial, atração que integra os roteiros turísticos do interior de Caxias do Sul, a prefeitura repassou, na época, R$ 479 mil à Associação Pró-Desenvolvimento de Criúva. A verba e o projeto da obra foram aprovados pela Câmara de Vereadores. A Secretaria Municipal do Planejamento realizou modificações no plano original, para ser enviado ao Legislativo, junto com a solicitação de tornar a associação como de utilidade pública, exigência legal para o repasse de recursos da cidade à construção.
Fonte! Chasque publicado no Jornal Correio do Povo de Porto Alegre - RS, no Caderno "Cidades", na edição do dia 14 de fevereiro de 2011. Créditos do retrato: Luiz Guimar Gonçalves dos Reis / especial / Correio do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário