terça-feira, 1 de março de 2011

Adeus ao escritor e poeta da querência

Zeno Cardoso Nunes morreu no domingo aos 93 anos e foi cremado ontem


Zeno (E), ao lado do irmão, no lançamento do 'Dicionário de Regionalismo'

O corpo do escritor e poeta gaúcho Zeno Cardoso Nunes foi cremado no começo da noite de ontem, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, após homenagens por familiares, amigos e entidades do setor cultural e nativista gaúcho. Ele faleceu no domingo, de causas naturais, aos 93 anos de idade. Autor de obras importantes, como "Dicionário de Regionalismo do RS" - feito em parceria com o irmão e também poeta, Rui Cardoso -, Zeno nasceu em São Francisco de Paula, em 1917.

Embora sua obra tenha um significado maior para o regionalismo, as tradições e os costumes gaúchos, o advogado Zeno Cardoso também desenvolveu trabalhos de temática social, quando escreveu "Morcegos", poema no qual evidenciava o valor de operários de trabalhos mais árduos e perigosos, como os mineiros, e tentava conscientizar a sociedade sobre a importância dessa mão de obra para seu conforto ou sobrevivência.

O "Dicionário de Regionalismo", editado por Martins Livreiro, tem 560 páginas, nas quais os mais novos ainda podem descobrir o que significa, na serra gaúcha e catarinense o nome "rafael ou rafaé", entre outras preciosidades. A obra incluiu Zeno e Rui Cardoso no Dicionário de Folcloristas Brasileiros.

Foi com "Briga de Touros", de 1962, porém, que ele mostrou sua maestria, ao descrever a luta do touro nativo com um zebu. Nesses versos, evidenciam-se os motivos pelos quais foi um dos membros de destaque da Academia Riograndense de Letras e da Estância da Poesia Crioula, entidade que presidiu por duas gestões. "O zebu bem conhece a luta bruta, lá da Índia selvagem de onde veio, mas não pode vencer/ por mais que queira, o touro aqui da terra brasileira/ que o obriga a deixar o seu rodeio."

Fonte! Chasque e retrato publicados nas páginas do jornal Correio do Povo de Porto Alegre (RS), na edição do dia 1º de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário