sexta-feira, 28 de maio de 2010

Léo Ribeiro de Souza

Bueno! Nas décadas de 70, 80 e 90, Alvorada era uma cidade que aparecia muito na grande mídia da capital, mas somente na página policial, o que deixava constrangido o povo da nossa cidade. Certa feita, em 1998, em contato com Paulo de Freitas Mendonça queixava-me que o tradicionalismo de Alvorada não tinha espaço no Jornal do Nativismo, em especial, na divulgação dos festejos farroupilhas, na edição de setembro. Paulo foi enfático, dizendo “me mandem matéria e estas são sempre bem vindas, pois somos uma empresa familiar e não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo”. A partir daí, mandando chasques periodicamente, tornamo-nos parceiros. Em seguida, recebi de um amigo um exemplar do Jornal Nativista Boca da Serra, de São Francisco de Paula, onde o Léo Ribeiro de Souza era o diretor. Entrei em contato, virei assinante e ele escancarou as porteiras pro tradicionalismo da cidade, em especial, pro CTG Amaranto Pereira, que estava com o galpão em construção. Em seguida o jornal virou revista e lá estava o tradicionalismo de Alvorada sendo divulgado.
 Hoje o Léo, entre outras atividades – tradicionalistas e profissionais, mantém um sítio (blog) que é a cara do Rio Grande. Que é a cara de uma cozinha campeira, de um belo galpão de Estância, de um livro, de um CD bem gaúcho. Lá tu encontras muita cultura da nossa terra, curiosidades e temas para pensar, para refletir numa roda de mate.

Entre outras atividades, neste final de Semana, Léo será jurado de um dos mais importantes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – o Ronco do Bugiu de São Chico de Paula.


Pois dê uma camperiada e vá tomar um mate neste galpão: http://www.blogdoleoribeiro.blogspot.com/

Fonte! Chasque de Valdemar Engroff, publicado na coluna Tradição e Cultura - Jornal A Semana - Alvorada/RS. Edição do dia 28 de maio de 2010.

Retrato! Estância da Poesia Crioula - http://poetascriouloshotmailcom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário