terça-feira, 13 de dezembro de 2011

REGIONALISMO - Por Dorotéo Fagundes de Abreu

DOIS AGRIMENSORES DA CULTURA REGIONAL


Luiz Carlos Barbosa Lessa e Darcy da Silva Fagundes foram dois brasileiros gaúchos que deixaram marcas profundas em nossa cultura. Lessa um teórico, estudioso, astuto que perseguiu na vida o que a alma lhe mandava, o que pensava escrevia e realizava, conseguindo montar um acervo que hoje é atração no museu Zeca Neto de Camaquã. Darcy um boêmio, jogador, apaixonado, irmão, poeta, ator, recitador, apresentador, alma de artista, o que pensava dizia em prosa e verso com uma emoção contagiante, deixando um elenco maravilhoso de declamações que poderiam ser usadas no templo de qualquer religião ou no plano de governo de qualquer nação, na conquista de uma vida social justa e perfeita.

Esses dois, cada um em sua invernada, realizaram coisas em torno da cultura gaúcha que o mundo duvida. Foram vaqueanos, tocadores de tropas, abridores de porteiras, definidores de estilo artístico que seguiram estradas paralelas no mesmo sentido, convergindo no ser gaúcho.

Darcy desembaraçado falante, Lessa tímido observador, mas duas almas puras que desconheciam a palavra não estendiam o bacheiro a qualquer andante, viam o mundo de alma aberta e bem por isso viveram intensamente rodeados de amigos e admiradores.

Eu tive o privilégio de conviver com os dois, em momentos diferentes, mas em torno do mesmo ideal, o da nossa cultura regional. Com Darcy na década de 80 dividi palco em várias apresentações do show fagundaço na capital e no interior, e com Lessa na década de 90 fui platéia de suas palestras e visitante em seu rancho de Camaquã.

E como marca no Livro-Agenda Gaúcha, nesta semana eles aniversariariam aqui, mas o festejo será na querência maior, nas planuras celestes onde os dois certamente mateiam juntos nos espiando e inspirando a seguirmos no caminho que eles trilharam, fazendo o bem à humanidade pelo regionalismo.

Coincidentemente nesta semana tem o dia do Agrimensor, e agrimensura é uma ciência muito antiga, associada à astrometria, que tinha por objetivo projetar na superfície terrestre as coordenadas celestes e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano. Lessa e Darcy de certa forma foram dos agrimensores que demarcaram o campo de nossa raiz cultural, pela literatura e pela poesia regionalista que nós cultuamos agradecidos e felizes por eles que sabiam o que queriam.

Para pensar – Quem não segue o seu coração não vive feliz!

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br.

Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil.

Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs.>esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;
http://www.jornalabcreporter.com.br/;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/
http://www.ocariucho.com.br/

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Esta é a Coluna Regionalismo nº 479, de 12/12/2011, por Dorotéo Fagundes de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário