quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Parabéns Crioulo!

Umas das coisas notáveis do ser gaúcho é buscar personalização de costumes que se aquerenciam aqui, ou seja, mania de dar jeito gaúcho ao que vem de fora. Foi assim com a música, com a dança e outros costumes, como a missa que antes só se rezava em latim.


Foi aqui no sul que o Padre Paulo Aripe, gaúcho de quatro costado, encilhou seu pingo, foi ao vaticano e cancheou o Papa, que lhe concedeu autorização para rezar a missa a moda gaúcha, oficializando assim a Missa Crioula, que ele por conta própria já rezava de quando em vez nos CTGs e acabou sendo aderida pela Igreja Católica á rezar nos templos, influenciando todos os credos a fazerem o mesmo, tendo assim seus cultos crioulos.

Logo depois dessa conquista do padre Paulo Aripe, que já mateia no céu perto de Deus, os negros norte-americanos foram ao PAPA pedir a mesma licença para realizarem suas missas carismáticas que viraram atração turística nos Estados Unidos. Mas foi o padre gaúcho de Uruguaina que na década de 1970 – primeiro mexeu na liturgia milenar católica, tanto que logo o vaticano acabou ordenando que as missas não fossem mais rezadas em latim e sim, no idioma dos países onde a igreja se encontrara.

Mas não paremos por ai, a mania de se agauchar tudo que não é nativo e aquerenciado aqui, antes da Missa Crioula, teve o Parabéns Crioulo!

Na segunda década de 1900, o mundo ocidental passou a se alegrar nos dias de aniversário de seus familiares em festas intimas, interpretando em coro o conhecido "Happy Birthday to You" de Robert Coleman, que parodiu a música criada em 1893, pelas professoras Mildred e Patricia Smith Hill de Kentucky - EUA. No Brasil, em 1942 a paulista Bertha de Mello, compôs a letra do nosso Parabéns a Você, abrasileirando o canto dos norte-americanos .

Mas para os gaúchos isso era pouco, tanto que em 1958, dois qüeras, um de General Câmara – chamado Eleu Salvador e outro de Bagé – chamado Dimas Costa, resolveram compor o Parabéns Crioulo, que felizmente hoje é cantado em todas as festas de aniversário de gaúcho em qualquer querência, acolherado no Parabéns a Você, norte-americano, abrasileirado.

Sinceramente eu acho isso magnífico, traduzir ao seu ambiente um costume estrangeiro que é muito diferente de copiar, nesse caso é nacionalizar um costume mundial, afinal todos um dia nascemos e precisamos lembrar disso por várias razões, sócio, econômicas e políticas, mas sobre tudo para passarmos uma régua na consciência e medir o que de bom realizamos na vida a cada ano que passa e mais, para resgatarmos o que de errado fizemos no passado, á termos um destino feliz.

E nesse momento, vamos cultuar a memória dos compositores do Parabéns Crioulo, da música – Dimas Costa (radialista, poeta, escritor e ator bageense) que estaria de aniversário no dia 20 de janeiro e do autor da letra – Eleu Salvador, (compositor, ator e locutor dublador de filmes), falecido em 10 de agosto de 2007.

Para pensar – Não é correto fugir de nossas raízes, por uma questão de identidade.

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br.  Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs.>esta matéria também está na internet nas páginas:
www.tarca.com.br;
www.buenas.com.br;
www.cybergalpao.com.br;
www.chasquepampeano.com.br;
www.jornalabcreporter.com.br ;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
www.ocariucho.com.br;
www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; www.tarca.com.br

Fonte! Coluna Regionalismo nº 484, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 16 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário